DeFisio
Fisioterapia
RPG
Parcerias
Localizaçao
Contato
RPG

 

A técnica RPG (Reeducação Postural Global) atua na correção da postura e no conseqüente alívio de dores e desconfortos.

 

Ao longo do tempo, ao manter o corpo em posições inadequadas ao sentar, ficar em pé e caminhar ou mesmo ao realizar determinados movimentos repetidos em posições fora do alinhamento ideal, determinados músculos do corpo vão se encurtando e esses encurtamentos acarretam os desvios na postura. Como exemplos desses desvios, temos:

  • diminuição da curva lombar (parte mais baixa da coluna), freqüentemente ocasionada pela postura inadequada ao sentar (quando se “escorrega” na cadeira).
  • aumento da curva lombar, chamada hiperlordose, ocasionado muitas vezes pelo excesso de peso das pessoas.
  • desvios laterais da coluna (escolioses) que podem ser decorrentes das posições assimétricas mantidas por longo período. 
  • aumento para frente da curva na coluna torácica, chamada de hipercifose, (parte alta das costas voltada para a frente), pode aparecer ao manter o corpo muito curvado para frente.
  • cabeça muito para frente, normalmente mantida para enxergar melhor a tela do computador ou mesmo ao ler uma revista.
  • ombros curvados para frente, com freqüência mantidos assim na posição sentada em frente ao computador ou então ao final de um longo dia de trabalho.

 

A técnica RPG, através da realização de alongamentos do corpo todo ao mesmo tempo (daí o nome reeducação global), busca corrigir estes desvios e reeducar o corpo para manter uma postura mais adequada e alinhada.

 

O tratamento envolve a realização de algumas posturas nas quais os músculos mais encurtados em cada segmento do corpo são colocados em maior alongamento. Essas posturas podem ser:

-          deitado na maca (posição inicial do tratamento, pois facilita a pessoa adquir a percepção corporal dos posicionamentos corretos em cada segmento do corpo)

-          posição sentada (para reeducar o corpo na postura que é mais habitualmente usada ao longo do dia pelas pessoas que trabalham em escritórios)

-          em pé (realizada inicialmente com o apoio da parede para ir corrigindo a postura fundamental do nosso corpo).

 

Uma sessão de RPG dura em média 1 hora e pode ser feita uma ou duas vezes por semana. Por se tratar de correções de posturas causadas por hábitos adquiridos ao longo de meses ou anos, é importante o seguimento adequado do tratamento e usualmente observa-se a necessidade de 10 sessões de RPG para se visualizar a melhora na postura. Entretanto, esta quantidade varia de acordo com a evolução de cada paciente nas sessões.

 

Texto: Denise Alignani

Fisioterapeuta